Site Loader
work your world

A inaugurar este espaço de publicações vocacionado para a análise crítica com vistas à identificação da positividade em tudo o que existe e acontece, damos conta do evento “Um Interior Sem Limites”, realizado no passado dia 12 de janeiro, em Mogadouro.

 Motivação para o desenvolvimento pessoal e empresarial – uma ação estratégica para as pessoas e para o território.

 

Num esforço concertado para  promover a vila de Mogadouro e para elevar o espírito empreendedor daqueles que nela vivem, quatro jovens trouxeram a esta localidade transmontana o evento “Um Interior Sem Limites”, dirigido por Ricardo Mendoza, Master & Trainer PNL, coach internacional e expert em otimização de atitudes e em maximização de resultados.

Este evento de formação e empowerment foi o primeiro do género a decorrer em Mogadouro, uma terra do interior de Portugal, muito perto de Espanha, demasiado longe de Lisboa. Tal como tantas outras regiões condicionadas pela geografia e pelas políticas de gestão do território, Mogadouro enfrenta atualmente grandes desafios demográficos, socias, educativos e económicos, sempre sob o estigma da interioridade e dos seus efeitos nefastos.

A Iniciativa

Não foi por acaso que esta sessão intensiva de coaching, dividida em 2 blocos formativos – Saúde, Energia e Motivação e Desafios Corporativos e Liderança – chegou a Mogadouro pelas mãos de quatro jovens empreendedores – Carlos Paulo, Helder Valdez, José Miguel Fernandes e Pedro Patrão.

Estes quatro mogadourenses, “Gigantes”, na aceção de Ricardo Mendoza, que os caracterizou como verdadeiros empreendedores, a nível pessoal, empresarial e social, reconhecem o valor que as estratégias de motivação trouxeram às suas próprias vidas e empresas, e querem multiplicar esses efeitos positivos pela comunidade onde vivem, convidando todo o concelho a conhecer este conceito de desenvolvimento do espírito empreendedor e a potenciar a concretização dos seus melhores projetos.

Os Resultados

Foi uma jornada de trabalho intenso, onde se privilegiou a partilha e a proximidade, entre o orador e entre cada um dos cerca de 200 participantes. Ricardo Mendoza, comunicador exímio, dotado de uma personalidade cativante, formador experiente, carismático, com uma energia positiva contagiante, conseguiu manter a audiência interessada e animada durante toda a sessão. O feedback positivo foi tal, que ficou a promessa de um novo evento no nordeste transmontano, ampliado a outros municípios e muitos dos formandos já se inscreveram para o curso Código E. U., na expetativa de aprofundarem os resultados obtidos.

Para Mogadouro, Ricardo Mendoza e os quatro “Gigantes” trouxeram esta mudança de perspectiva, o desenvolvimento da capacidade de ver sempre “o copo meio cheio”. Sob este novo paradigma positivista, o despovoamento, a interioridade, o baixo índice de investimento e todos os indicadores que situem Mogadouro na cauda de qualquer tabela de resultados, representam sempre um horizonte de oportunidades, mais do que um conjunto de problemas.

Sob o prisma de um indivíduo positivo, a trabalhar por um território positivo, a presença de contrariedades abre espaço ao desenvolvimento de ideias e à implantação de soluções. Os momentos de crise despertam a necessidade de inovar para dar resposta a qualquer necessidade e são muitas vezes solo fértil onde germinam projetos brilhantes.

Para que todos tenham oportunidade de conhecer melhor o Ricardo Mendoza e de alcançar os os máximos resultados, revelando UM INTERIOR SEM LIMITES, partilhamos as frases do Coach que mais nos marcaram durante a jornada:

 

Ricardo Mendoza – Key phrases do Master

– “Vai doer. Mas eu fico mais forte.”

– “Se estamos focados nas desculpas e nas justificações, não podemos ver o que está do outro lado – os resultados. A possibilidade de sermos Gigantes, onde outros são anões.”

– “Trás-os-Montes só é pequeno quando se compara com regiões maiores. Ficamos pequenos quando queremos ser melhores que os outros.”

– “A desculpa de que Trás-os-Montes não tem oportunidades anula o poder e o potencial desta terra.”

– “A mente é como um para-quedas, todos os dias saltamos de um avião.”

– “ Se não colocarmos carga emocional nos projetos, não vamos chegar lá.”

– “Quando o motivo é suficientemente grande, não há obstáculo que me impeça.”

– “Nada existe sem consciência. Toda a mudança começa com a tomada de consciência.”

– “O primeiro passo da liderança é a autorresponsabilização. Ser líder é ser autorresponsável.”

– “Não há transformação completa se não tivermos saúde. A saúde é a verdadeira riqueza.”

– “No maior problema, está a maior solução.”

– “Saber perguntar é uma arte tremenda. Pessoas inteligentes fazem perguntas inteligentes.”

– “A maneira como fazes uma coisa, é a maneira como fazes tudo.”

– “Não é preciso ser gigante para começar, mas é preciso começar para ser Gigante.”

– “Estamos na vida para servir e honrar os outros. Os bens materiais podem perder-se, mas a pessoa em que nos tornamos fica para sempre.”

– “Se ficares sentado à espera, tudo vai mudar à tua volta, menos tu.”

– “Sucesso sem realização é o maior dos fracassos.”

– “Um líder surge quando surge a inconformidade.”

– “A repetição é a mãe de todas as ferramentas. Treina, repete e vais conquistar.”

– “Os líderes são como os sacos de chá. Quando a água aquece é que nós temos que mostrar o que somos na realidade.”

Post Author: cmconsulting

Deixar uma resposta